Empresa pública leva produtos da agricultura familiar para a Rio+Agro

A Prefeitura de Maricá participa nessa semana do Rio+Agro – Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, promovido pelo Instituto Rio Metrópole, que começou nessa terça-feira, 1º de outubro, no Riocentro, no Rio.

Com estande próprio, a prefeitura está representada pela Companhia Maricá Alimentos S.A. (AMAR), que expõe produtos alimentícios locais criados e desenvolvidos a partir da agricultura familiar, pesca artesanal e aquicultura.

“A AMAR é uma empresa pública nova, mas que já começou a produzir alimentos a partir do incentivo à produção local em Maricá. Pretendemos ser uma empresa líder no Brasil no ‘fomento’, produção e comercialização de produtos da aquicultura, pesca artesanal e agricultura familiar. Nesse sentido, a oportunidade de participarmos da Rio+Agro é essencial para divulgação e fortalecimento dos nossos projetos e da nossa marca, além de estabelecermos contato mais próximo com outras entidades públicas e privadas do setor”, explicou o presidente da AMAR, Marlos Costa.

Entre os produtos disponibilizados no estande estão café, mel, frutas desidratadas, como bananas, laranja e limão, e chocolates, produzidos em parceria com a cooperativa baiana de agricultura familiar, Bahia Cacau.

“Isso faz com que os produtores, os agricultores, consigam renda ali em Maricá mesmo – eles não precisam ir para outros lugares – e também movimenta a economia da cidade, das pessoas, e das famílias”, contou a bióloga Thainá Araújo, que trabalha no estante da AMAR, durante entrevista ao RJ1, da TV Globo.

O município também foi representado pelo secretário de Recursos Hídricos e Minerais, Julio Carolino, e pelo secretário de Agricultura e Pecuária, Wagner Soares, que acompanharam a exposição dos produtos de Maricá.

Durante o evento, que conta com palestras, exposições, rodadas de negócios, debates e apresentações culturais, os representantes de Maricá aproveitaram para dialogar com representantes de outros municípios, organizações e empresas do setor agroambiental, ampliando as oportunidades do município.

Sair da versão mobile