A Prefeitura de Saquarema foi grande destaque do Prêmio Band Cidades Excelentes, transmitido ao vivo na noite dessa terça-feira, 7, em que levou prêmios em 3 categorias, incluindo a do IGMA Geral Cidades Excelentes para cidades entre 30 e 100 mil habitantes.
Além do prêmio principal da noite, a gestão municipal, representada pela prefeita Lucimar (PL) e pela ex-prefeita e atual secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres (PL), levou ainda os prêmios nas categorias “Sustentabilidade” e “Governança, Eficiência e Transparência”, sendo a única a sair do evento com 3 prêmios no total.
Para a prefeita Lucimar, a vitória da atual gestão coroa um trabalho que vem sendo feito desde a gestão anterior, quando o município conquistou prêmios em categorias de “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, em 2022, e de “Saúde e Bem-Estar”, em 2023.
“Receber este prêmio novamente é um enorme orgulho e a prova de que estamos no caminho certo. Este reconhecimento, especialmente na área de Cidades Excelentes, a principal categoria, reflete o trabalho incansável e a dedicação de cada servidor público de Saquarema. Agradeço à nossa equipe e, principalmente, à população pela confiança. Seguiremos avançando, construindo sobre bases sólidas para entregar uma cidade cada vez melhor para todos”, declarou Lucimar.
Considerada a principal categoria do prêmio, a de IGMA Geral Cidades Excelentes remete ao Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), plataforma desenvolvida pelo Instituto Áquila para avaliação de gestões públicas no Estado do Rio.
Lançado em 2018, o IGMA utiliza dados públicos oficiais para analisar 6 pilares da administração, “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”, “Educação”, “Saúde e Bem-Estar”, “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”, Sustentabilidade”, e “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.
Atualmente, a plataforma reúne dados de 5.568 cidades em todo o país, contemplando ainda 71 indicadores distribuídos pelos 6 pilares, avaliados de 0 a 100 por meio de um algoritmo próprio, usando dados públicos de fontes primárias.
Presente na comitiva de Saquarema, a secretária Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, ressaltou que a premiação é fruto de um planejamento de longo prazo, cujo sucesso é validado pela continuidade de seu grupo político.
“Fico feliz ao ver que o projeto de transformação que iniciamos em Saquarema continua a gerar frutos tão importantes. Isso mostra que a gestão pública é um processo contínuo, não se faz da noite para o dia. O município tem dado sequência a essa visão com enorme competência. Este prêmio é o sucesso do planejamento e do foco no cidadão. Isso mostra que a gente está no caminho certo, mas também nos dá muito mais responsabilidade para continuar elevando os níveis do nosso município”, afirmou Manoela Peres.
Considerado o “Oscar” da gestão pública, o Prêmio Band Cidades Excelentes reforça outra boa avaliação recebida pela gestão municipal, que foi apontada como a melhor do Estado em transparência e governança pública, segundo um levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional que avaliou registros contábeis e fiscais.
No levantamento, chamado de Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avaliou dados enviados por entes federativos à União, a cidade saltou da 4.867ª posição, em 2019, para a 600ª do país, em 2024.
“Isso mostra que Saquarema está no caminho certo para ser uma boa prática de governança e colocar isso como modelo para outros municípios”, elogiou o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU).